Cuidados são necessários desde o nascimento dos dente:
Toda mãe sabe como é emocionante descobrir o primeiro dentinho do filho, mesmo quando ainda é um pontinho branco na gengiva. O que muitas pessoas não sabem é que os bons hábitos de higiene oral devem ser ensinados desde os primeiros anos de vida para que os dentes fiquem fortes e livres de cáries.
Por isso, na opinião do especialista em dentística Carlos Eduardo Francci, professor doutor da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), a primeira visita ao cirurgião-dentista deve acontecer assim que começarem a nascer os primeiros dentes. Depois disso, a regularidade ideal para checar a saúde oral é a cada seis meses.
“Já na primeira consulta os pais serão instruídos a fazer a higiene oral diária em seus bebês. Afinal, um sorriso bem cuidado desde cedo contribui para a pessoa prevenir problemas mais sérios no futuro. A criança acaba se acostumando com os cuidados regulares e passa a assumir, ela mesma, com o tempo, bons hábitos de higiene bucal. Como resultado, o índice de cáries será abaixo da média (ou até zero), assim como a ocorrência de problemas mais graves resultantes da escovação inapropriada e da formação de placas”, diz Francci.
Veja agora sete dicas do especialista para que seu filho tenha um sorriso bonito e saudável:
1. A higiene oral do bebê deve ter início assim que nasce o primeiro dentinho, por volta dos seis meses de vida. Com água e uma escova pequena e macia, apropriada para a fase, os pais devem promover a escovação por pelo menos dois minutos, duas vezes ao dia. O creme dental geralmente é introduzido após os dois anos de idade.
2. Os pais devem evitar acalmar a criança oferecendo chupeta ou permitindo que o bebê crie hábitos como chupar o dedo ou a ponta da fralda. Se, por um lado, eles sentem que estão fazendo algo de bom para a criança, por outro estão contribuindo para que num futuro não muito distante ela tenha de usar aparelhos ortodônticos para corrigir o alinhamento dos dentes.
3. Igualmente ruim para a saúde oral é colocar a criança no berço com a mamadeira. Isso porque o leite, durante o sono, vai favorecer o aparecimento de cáries.
4. Oferecer água à criança sempre após a mamada ou a refeição é um hábito de extrema importância também para a saúde dos dentes, já que esse costume também ajuda a evitar o acúmulo de açúcar na boca.
5. Frutas são muito importantes na alimentação infantil. Mas é preciso oferecer tipos variados às crianças, já que as frutas cítricas – laranja, limão, lima e mexerica, por exemplo – são alimentos ácidos e com alto teor de açúcar, favorecendo o aparecimento de cárie nos dentes.
6. O uso do fio ou da fita dental deve ser introduzido tão logo a criança demonstre habilidade e interesse em cuidar da saúde dos dentes. Oferecer o fio dental sempre que possível tornará mais fácil a incorporação dessa rotina na vida da criança, resultando em dentes mais saudáveis e livres de tártaros e placas bacterianas.
7. O exemplo é sempre o melhor professor. Portanto, os pais devem permitir que seus filhos observem seus bons hábitos de higiene bucal, mostrando o quanto é importante escovar os dentes pelo menos duas ou três vezes por dia, chamando atenção para jamais ir para a cama sem escovar os dentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário